Expresso News - Correndo atrás da notícia, pra você saber na frente! 6rt4d

Notícias/Internacionais 3a25

Trump coloca Brasil entre países ‘criadores de tarifas’ para ‘prejudicar’ os EUA z68r

Presidente americano defendeu sobretaxa sobre diversos países e também cita China e Índia 2c3o1i

Trump coloca Brasil entre países ‘criadores de tarifas’ para ‘prejudicar’ os EUA
O Tempo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 1x31b
Máximo 600 caracteres.
enviando

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (28) que o Brasil está entre os países que criam muitas “tarifas” e que, com isso, tentam prejudicar a economia americana. 3b2f2h

Em um discurso para aliados, na Flórida, ele defendeu tarifar outros “países e pessoas de fora” e citou integrantes do Brics.

“Eles querem nos prejudicar, mas basicamente querem tornar seu país melhor. Olhe o que os outros fazem. A China é uma tremenda criadora de taxas, assim como a Índia, o Brasil e tantos outros países. E não vamos deixar mais isso acontecer, porque vamos colocar a América em primeiro lugar”, disse.

No mesmo discurso, Trump afirmou que está na hora de os EUA “voltarem para o sistema” que os tornou “mais ricos e poderosos que nunca” e pregou que no período mais rico da história do país, eles “taxava tudo”.

 

Entre as principais medidas tomadas pelo novo presidente americano desde a sua posse, no dia 20 de janeiro, está a sobretaxa de produtos vindos de países vizinhos, como México e Canadá. A partir de fevereiro, itens desses dois países serão tarifados em 25% nos EUA.

No último domingo (26), Trump ordenou a mesma tarifa para produtos vindos da Colômbia após o país sul-americano rejeitar voos com deportados colombianos, mas recuou em meio a uma negociação entre as duas nações.

Ainda não há indicativos de que o líder americano irá tomar esse tipo de medida em relação aos produtos brasileiros. No entanto, pouco depois de ser empossado, ele disse que os EUA “não precisam” do Brasil e da América Latina, mas sim que a América Latina precisa dos EUA.

No fim de semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao tratamento dado pelo Estado americano aos brasileiros deportados que foram mandados de volta ao país. Após relatos de agressões , além do uso de algemas, o governo brasileiro disse que o processo desrespeitou “direitos fundamentais” das pessoas deportadas.

FONTE/CRÉDITOS: O Tempo
Comentários: h1852

Veja também 5k6n4i

Envie sua pauta para nossa equipe!