O governo de Portugal começará, nos próximos dias, a notificar cerca de 18 mil imigrantes em situação irregular para que deixem o país voluntariamente. Entre os afetados, ainda não se sabe o número exato de brasileiros, mas a Embaixada do Brasil em Lisboa está monitorando a situação e realizando estimativas. 5q712s
Segundo as autoridades portuguesas, os imigrantes que receberão as notificações tiveram os pedidos de residência negados pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) por não cumprirem os requisitos legais de permanência. A partir do recebimento da notificação, essas pessoas terão 20 dias para sair voluntariamente de Portugal. Quem descumprir o prazo poderá ser expulso de forma forçada.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, informou que 4.574 imigrantes serão notificados já na próxima semana. Ele também destacou que muitos dos afetados já tinham ordens de saída da Europa emitidas por outros países ou tiveram os pedidos de residência rejeitados por motivos criminais.
Atualmente, o país enfrenta uma sobrecarga nos serviços de imigração, com cerca de 110 mil pedidos de residência ainda pendentes de análise. O governo afirma que está trabalhando para acelerar os processos e reforçar os mecanismos de controle migratório.
Comentários: h1852