Chega nesta sexta-feira (24) ao Brasil o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente Donald Trump. Avião pousa no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com ao menos 88 pessoas, segundo o Ministério das Relações Exteriores. 6m312n
O que aconteceu
Voo deve pousar às 20h. Itamaraty informou que os 88 ageiros são brasileiros, mas número total de pessoas no voo pode ser maior.
Este é o primeiro voo da nova era Trump, mas já estava previsto antes mesmo da posse. Apesar de o republicano ter endurecido medidas anti-imigração, Brasil e Estados Unidos têm um acordo desde 2017 para deportações, e ordem para trazer brasileiros de volta hoje partiu do governo anterior.
Ordens de Trump e prisão de imigrante
Casa Branca anunciou 538 prisões e "centenas de deportados" nos últimos quatro dias. "Isso é somente uma prévia", diz publicação feita na rede social X. O perfil oficial do governo também divulgou os nomes e os crimes cometidos por alguns dos imigrantes presos. No início da semana, o Congresso, de maioria republicana, aprovou uma lei para prorrogar a prisão preventiva de estrangeiros suspeitos de crimes.
Trump assinou decretos de "emergência nacional" relacionados à migração assim que assumiu a presidência. Ele anunciou o envio de tropas à fronteira sul e disse que "deportaria milhões", seguindo promessas da sua campanha.
Serviço de imigração foi denunciado por prefeito. Na quinta-feira (23), o prefeito de Newark, em Nova Jersey, Ras Baraka, disse que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega "invadiram um estabelecimento local (...) detendo moradores e cidadãos sem documentos, sem apresentar uma ordem judicial"
Comentários: h1852